REPÚBLICA - Coração da cidade de São Paulo

República - São Paulo

República é um distrito situado na região central do município de São Paulo. Forma, juntamente com o distrito da Sé, o chamado Centro Histórico da capital paulista.

Localizam-se aí alguns dos pontos mais famosos da cidade, como a Praça da República, a Câmara Municipal de São Paulo, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Obelisco do Piques, o Palácio dos Correios, as avenidas Ipiranga e São João e o Largo do Arouche.

É atendido pela Linha 3 (Vermelha) e pela Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo.
As origens do distrito remontam à primeira efetiva expansão do núcleo principal da cidade a partir de sua colina central (o chamado Centro Velho, que hoje ocupa o 
distrito da Sé) para oeste do Rio Anhangabaú (atual Vale do Anhangabaú), especialmente durante a segunda metade do Século XIX e as primeiras décadas do início do século XX. A região do atual distrito República seria então chamada de Centro Novo em oposição à região do "centro velho".

Para tal, teve importante papel o aparecimento da Ladeira do Acu, no fim da qual posteriormente foi construída uma pequena ponte que permitiria a sequência de seu traçado para além das águas e do vale do mencionado rio. Este caminho seria batizado posteriormente de Rua de São João Batista e corresponde hoje ao trecho central Avenida São João, um dos principais eixos viários da região central da cidade. Também outro ponto de passagem era a chamada Ponte do Piques, que se localizava onde atualmente se encontra a Praça da Bandeira

A partir de então, o bairro, formado basicamente por chácaras, sendo a maior delas a do Marechal José Arouche de Toledo Rendon, foi ganhando ruas hoje ainda verificáveis no tecido urbano, como a Sete de AbrilCoronel Xavier de Toledo, Ypiranga (atual Avenida Ipiranga), entre outras. Formou-se também uma espaçosa área para que se pudesse praticar exercícios militares na cidade, a qual mais tarde daria lugar ao Largo do Arouche, e uma outra, que se constituía como ponto de diversão aos paulistanos da época com cavalhadas e corridas de touros: o Largo dos Curros, atual Praça da República, que deu nome ao distrito.

No limite oeste a sudoeste da Praça da República, formou-se a o bairro da Vila Buarque, que estabelece ligações com Higienópolis.

Conheça Bairros pelo Brasil

NOVA CIDADE

VILA IZABEL

AFONSO PENA

RESIDENCIAL THERMAS PARK

ALTO DO IPIRANGA

PINHEIROS

JARDIM CLIMAX

REPúBLICA

TERRAMAR (TAMOIOS)

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.