Madalena

Madalena - Recife

Madalena é um bairro nobre do Recife, Pernambuco. Limita-se com os bairros da Torre, Graças, Derby, Ilha do Retiro, Prado e Zumbi.

O bairro da Madalena teve origem em povoação pertencente ao engenho de Pedro Afonso Duro e Madalena Gonçalves, engenho este que recebeu o nome de sua dona, Engenho da Madalena e, posteriormente, também pelo nome de Engenho do Mendonça, por conta de seu proprietário sucessor, João Mendonça.

O nome Madalena, porém, persistiu. A casa-grande, onde hoje está instalado o Museu da Abolição, ficou conhecida como o Sobrado da Madalena, e foi ao redor dela que começou a ser povoado e tomar forma o bairro da Madalena.
 

Mercado da Madalena, no bairro da Madalena, Recife, é um mercado integrante da rede de mercados do Recife.

Sua construção teve início em 6 de fevereiro de 1925, sendo inaugurado em 19 de outubro do mesmo ano.

Inicialmente foi denominado Mercado do bacurau, com menção ao pássaro madrugador, por ter, na época, seu funcionamento restrito ao horário noturno.

Em sua parte frontal há um pórtico, ostentando o antigo brasão do Recife.

O mercado tem sua importância na Cultura e na Gastronomia pernambucanas.

Em sua parte externa há uma praça de alimentação, funcionando as 24 horas do dia, com comidas típicas regionais.

Anexa ao mercado, é muito conhecida a feira de passarinhos.

Devido à abrangência econômica da cidade do Recife, pessoas de diversas regiões do Nordeste se alojam na cidade em busca de oportunidades, e o mercado é um ponto de encontro dos matutos na cidade, principalmente aos sábados ao redor do Box Sertanejo.

Conheça Bairros pelo Brasil

BROOKLIN

MEIA PRAIA

CENTRO

PARQUE DO CHIMARRãO

VILA BUARQUE

URCA

ESTREITO

TONS DE IPANEMA

RIO VERMELHO

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.